PORTES GRÁTIS - COMPRAS > 38,5€ (PORTUGAL CONTINENTAL)

Parfait de Chocolate, Caju e Coco

Eattitude

 

Quem disse que granola só se come ao pequeno-almoço?

Este "parfait" tem 4 camadas e é uma sobremesa deliciosa. Também é um ótimo lanche. Isto porque o sabor não é tão frutado e fresco, é mesmo guloso. Mas se quiser que seja um pequeno-almoço, também pode ser. 

Desta vez trazemos uma receita um nadinha mais complicada. Não é nada de mais, simplesmente não é a facilidade habitual de juntar 2 ou 3 ingredientes no processador, juntar granola e fruta e já está.

Temos ingredientes que precisam de ser demolhados, por isso não é uma receita que se faça para consumir na hora. Mas tem uma coisa ótima; é que qualquer uma das camadas dá para fazer a mais e guardar no frigorífico para outras utilizações.

A primeira de camada é um creme de caju. Este creme é ótima base para smoothies de fruta, tartes frias ou para um snack rápido assim ao natural só com granola. Cá em casa adoramos bem geladinho, só com raspas de lima e mirtilos. Conserva-se no frigorífico à vontade 1 semana e tem "pano para mangas" para ser utilizado ao sabor da nossa imaginação.

A segunda camada é um chocolate cremoso sem açúcar, adoçado com tâmaras. Pode guardar-se num pote de vidro e ser devorado à colherada ou ser um topping delicioso para crepes, panquecas, gelados, taças de fruta, soothies com granola, ou o que quiser. Chocolate é chocolate, vai bem com sozinho ou com tudo e mais alguma coisa.

A terceira camada é o famoso pudim de chia, aquela base super versátil que nós adoramos ter no frigorífico, em potes para nos irmos servindo. Juntamos iogurte ou purés de fruta (fruta triturada no processador), misturamos bem, adicionamos granola e fruta e temos um snack ou pequeno-almoço maravilhoso em 2 minutos.

A última camada é a nossa Granola Volúpia - de cacau e gengibre, super crocante, aromática e deliciosa.

Bom, mas vamos à receita:

Creme de caju

- 1 cup de cajus demolhados idealmente durante a noite. Poderão ser demolhados por meia hora em água a ferver, mas eu acho que não fica tão cremoso. Depende também da potência do seu processador.

- 1 cup de leite de coco (lata) frio

- 2 colheres de sopa de agave

- 1 colher de sopa de sumo de limão

Bater tudo num processador até obter uma textura muito cremosa. Conserve no frigorífico, porque deve ser consumido bem frio.

Chocolate cremoso

- 1 cup de tâmaras sem caroço. Idealmente utilize tâmaras medjol, são sempre melhores, mas se fizer com outras também fica bom.

- 1 cup de bebida vegetal - poderá utilizar a que gostar mais. Nesta receita específica eu gosto de bebida de coco, mas faço muitas vezes este chocolate, que os miúdos adoram e nós também, com bebida de avelã ou de aveia. A lógica passa por usar o que temos em casa.

- 3 colheres de sopa de cacau crú em pó

- 1 colher de sobremesa de óleo de coco

Coloque num tacho, em lume brando, as tâmaras, a bebida vegetal, o óleo de coco e o cacau e vá mexendo regularmente. Deixe fervilhar, sempre em lume brando e continue a mexer, até para ir ajudando as tâmaras a desfazerem-se. Aos poucos a mistura vai engrossando, tornando-se um creme grosso. Quando perceber que as tâmaras já estão muito desfeitas, tire o tacho do lume e triture com a varinha mágica, até obter uma textura uniforme, ou seja, sem bocadinhos sólidos de tâmaras. Se estiver muito sólido acrescente um poco mais de bebida vegetal.

Pudim de chia

- 3 colheres de sopa de sementes de chia

- 1 cup (250ml) de bebida vegetal de coco. Aqui a lógica é a mesma, poderá utilizar a bebida que quiser, mas nesta receita específica, a de coco vai muito bem.

Coloque num frasco as sementes, cubra com a bebida e mexa durante alguns minutos. Depois deixe no frigorífico idealmente durante a noite ou, pelo menos duas ou três horas.

Montar as camadas

Este parfait fica sempre melhor num frasco, taça ou pote de vidro, para que se vejam bem as camadas. Pode deixar no frigorífico, mas não se esqueça de colocar a granola só na altura de ir para a mesa, para ter a certeza que é consumida bem crocante.

Esperamos que goste!

Se quiser partilhe connosco o seu parfait, vamos adorar saber a sua opinião ou ouvir as suas sugestões.

Search